página inicial | notícias | promoções

perguntas e respostas

 

Quem é Chespirito?
Roberto Gómez Bolaños, ou Chespirito, é o criador e ator das séries Chaves e Chapolin. Além de escrever os roteiros ele também dava vida aos personagens principais dos dois seriados. O apelido Chespirito vem de "pequeno Shakespeare".

É verdade que os atores de Chaves morreram em um acidente de avião?
Não. Essa informação é um grande boato que circula pelo mundo e, principalmente no Brasil, há muito tempo. Nas década de 70, quando "Chaves" estava no auge das gravações, surgiram muitos grupos que imitavam os personagens do seriado e faziam shows cover. Um desses grupos sofreu um acidente de avião e acabou sendo confundido com os atores reais.

Quais atores já morreram?
Infelizmente, cinco atores do elenco de Chaves já faleceram. São eles: Roberto Gómez Bolaños, Ramón Valdés (Seu Madruga), Angelines Fernandez (Dona Clotilde), Raul Padilla (Jaiminho) e Horacio Gómez Bolaños (Godinez).

E quais não morreram?
Os que estão vivos.

Quando Chaves foi exibido pela primeira vez?
Foi em 1971, na Televisión Independiente do México, que mais tarde viria a se tornar a poderosa Televisa.

E quando foi a estréia no Brasil?
Foi em 1984, no programa do Bozo, na TVS (hoje o SBT). O primeiro episódio a ser exibido foi "O caçador de lagartixas".

Quando Chaves parou de ser gravado?
Em 1992. Na época o seriado já não era mais um programa solo e fazia parte de esquetes exibidas no programa Chespirito. Outros quadros de Chespirito foram gravados até 1995.

O cenário da vila do Chaves ainda existe?
Não. Os estúdios ainda existem porém o cenário não. O seriado era gravado nos estúdios da Televisa, no México, e hoje o local é utilizado para outras produções da emissora.

Como se escreve Valentim? Com V de burro ou B de vaca?
Com "chê" de chato.

O que são episódios perdidos e semelhantes?
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Episódios perdidos são capítulos de Chaves e Chapolin que um dia foram exibidos pelo SBT mas que, misteriosamente, sumiram do mapa. A maioria destes episódios foi exibida na década de 80 e 90 e por algumas vezes foram levados ao ar apenas uma vez. Os motivos para o sumiço são vários, mas a explicação oficial do SBT é que tais capítulos foram engavetados no arquivo por conta das fitas estarem danificadas e, portanto, sem condições de serem exibidos.

Tá, mas e os semelhantes?
Ah sim... episódios semelhantes são aqueles que tem história parecida com a de outro capítulo. Exemplificando: o episódio "Uma epidemia de gripe", aquele em que Chaves lava o carro do Seu Barriga com a ajuda do Quico e acaba molhando todo mundo com baldes e mais baldes. Pois bem, Quico ajuda Chaves a lavar a Brasília amarela do dono da vila no episódio que foi gravado em 1975. Porém, existe outra versão, de 1978, em que Seu Madruga é quem ajuda Chaves na lavagem do veículo. A história e as piadas são praticamente as mesmas, o que muda é o Seu Madruga fazendo o papel de burro, digo, de Quico. E isso acontece em muitos outros episódios, que chegaram a ter até 4 versões, como é o caso do "Festival da Boa Vizinhança". Nestes casos, o SBT escolhia uma versão e deixava a outra, ou as outras, em alguma estante empoeirada do arquivo.

Por que a Chiquinha não participa do desenho animado de Chaves?
Por conta de uma briga judicial entre Maria Antonieta de las Nieves, atriz que interpretou a personagem, e Chespirito. Os dois disputam os direitos autorais da personagem há vários anos. Recentemente, Chespirito afirmou que não deseja levar o processo em frente por não ter mais idade para se preocupar com isso. Mesmo assim, a personagem Chiquinha continua desaparecida do desenho animado, assim como de produtos relacionados ao desenho que são lançados pelo mundo.

É verdade que Florinda Meza teve um caso com Carlos Villagrán?
Sim. Carlos Villagrán, o Quico, confirmou a história de que já se relacionou com Florinda Meza no início das gravações de Chaves. Hoje, Florinda é casada com Roberto Gomez Bolaños.

Qual o animal que grunhe e que vive no chiqueiro?
O porco, aquele que te dá um soco.

O que aconteceu com o "Clube do Chaves"?
O Clube do Chaves (nome dado pelo SBT) estreou no dia 2 de julho de 2011. Eram quadros de personagens de Chespirito gravados entre 1987 e 1995, incluindo Chaves, Chapolin e Dr. Chapatin. Na época havia muita expectativa em torno da estréia do programa e dos tais episódios nunca vistos antes pelos fãs (vale lembrar que na época não se encontrava episódios inéditos na internet com a facilidade de hoje). Porém, vários fatores contribuíram para o insucesso do programa, que foi retirado do ar meses depois e nunca mais voltou à programação do SBT.

Como se diz leão em inglês?
Lion.

E gavião?
Gaviáion.

Qual é a música que toca quando o Professor Girafales e a Dona Florinda se encontram?
É o tema do filme "E o vento levou", de 1939. Ouça a música aqui.

Tangamandapio existe mesmo?
Sim, a cidade onde o carteiro Jaiminho diz ter nascido existe de verdade. Ela fica no México, no estado de Michoacán.

Quem é Héctor Bonilla?
Héctor Bonilla é um ator mexicano nascido em 1939 e famoso no país por atuar em várias novelas. No Brasil, Héctor ficou conhecido por participar de um episódio de Chaves em que ele visita a vila. A curiosidade é que Héctor interpretou ele mesmo, fazendo as moradoras da vila ficarem apaixonadas pelo galã da televisão.